voltar    


Beatriz Toledo - Hall

Anteparadas à verticalidade dos muros e fachadas, as fotografias de Beatriz Toledo parecem agora frontear radicalmente os objetos que compõem o espaço da cidade. Não obstante, flagrando-os sob uma iluminação que confere a todos eles a mesma intensidade, a artista como que os pressiona contra a parede, privando-os das condições mínimas de manobra no ambiente que lhes permitisse demonstrar capacidade de comunicação entre si, de modo que eles surgem um tanto desarticulados, descarnados, desambientados.

Todavia, essas imagens não pretendem forjar uma realidade que se ofereça sem resistência aos seus esforços de verticalização: linhas de corte entre chão e parede se desnivelam, o alto de fachadas sofre ligeiras deformações perspectivas, ingressam ali elementos ruidosos como papéis de bala ou números de casas. Porque prezar por uma disciplina de captura frontal das coisas, para Beatriz, significa confrontar uma realidade já dada no espaço da cidade – uma realidade constatável em suas evidências materiais. Trata-se de buscar uma escala com a qual as coisas possam ser surpreendidas com inteireza, o que a artista faz tomando certa distância para mirá-las – um passo atrás que nem sempre é dado sem desvios e que delimita um vão estreito entre a câmera e seu objeto.

Nem a pura exterioridade das coisas, nem a inspeção de suas articulações mais internas, as fotografias de Beatriz buscam instalar uma espécie de recuo, dão forma a uma distância intermediária na qual as coisas se manifestam antes de se libertarem de seu peso e se escancararem alheias em superfície, mas antes também de romperem sua brutalidade, seu isolamento, e projetarem bem-articuladas uma coerência de conjunto. Talvez possuam um mesmo tipo de espessura os ambientes que emprestam seu nome ao título da mostra – Hall.

Carlos Eduardo Riccioppo

Exposição
Duke Lee - Baravelli - Fajardo - Nasser - Resende
Marco Giannotti - Lia Chaia - Beatriz Toledo e Helena Martins-Costa
abertura 2 de abril, às 20h
visitação até 31 de maio terça a sexta, das 12 às 21h
sábados, domingos e feriados, das 10 às 18h
entrada franca

Centro Universitário Maria Antonia
USP Rua Maria Antonia, 294 - Vila Buarque - São Paulo SP

tel.: 11 3255.7182 - fax 11 3255-3140
http://www.usp.br/mariantonia