Fotógrafos paraenses tomam a Galeria Virgilio


Guy Veloso, Walda Marques, Otavio Cardoso e Alberto Bitar

Olhar que vem da terra reúne fotografias de 15 artistas de origem paraense
em coletiva na galeria dirigida por Izabel Pinheiro em São Paulo

A Galeria Virgilio inaugura no dia 08 de maio, às 20 horas, a mostra de fotografias O Olhar que vem da Terra, com curadoria de Izabel Pinheiro e texto de apresentação do arquiteto Paulo Chaves. A coletiva 47 de fotos e 2 vídeos exibe a recente produção de 15 artistas de origem paraense ao público paulistano durante a realização da SP Arte, evidenciando a diversidade de linguagens de diferentes gerações de artistas selecionados pela galerista paraense.

Participam da coletiva: Alberto Bitar (selecionado para a 30a Bienal de São Paulo), Alexandre Sequeira, Armando Queiroz, Bruno Cecim, Claudia Leão, Elza Lima, Mariano Klautau, Flávya Mutran, Fatinha Silva, Guy Veloso (participou da 29a Bienal de São Paulo), Octávio Cardoso, Paulo Jares, Walda Marques, Pedro Cunha e Paula Sampaio.

Balizada desde o início dos anos 1980 em oficinas criativas como o Fotoficina, Fotoativa e, principalmente, nas realizações do Fotovaral, a partir de 1983, algumas gerações de artistas paraenses passaram a fazer leituras críticas acerca do fazer fotográfico, alentando uma produção singular que teve continuidade na década seguinte, impulsionada pela Oficina de Fotografia Fotoativa. Para o pesquisador e fotógrafo Patrick Pardini, o legado técnico, metodológico e pedagógico dessas oficinas se faz presente em grande parte da atual produção fotográfica paraense representada nesta mostra coletiva.

Para o arquiteto e também Secretário de Cultura do Estado do Pará ,Paulo Chaves, “a fotografia paraense se afirma na diversidade de conceitos e atitudes diante da vida. A rigor, apesar das diferenças, pulsa uma factível identidade amazônica, com suas misérias e esperanças. Quem sabe um único olhar num caleidoscópio de infinitas combinações, ou, talvez, múltiplos olhares de uma essência que se plasma na energia do nosso imaginário”.


Evento: O Olhar que vem da terra, exposição coletiva de foto e vídeo
Abertura: 08 de maio, terça-feira, a partir das 20 horas
Período expositivo: de 09 de maio a 05 de junho de 2012


Local: Galeria Virgilio
| Entrada livre e franca
Endereço: Rua Virgílio de Carvalho Pinto, 426 Pinheiros, São Paulo SP
Segunda a sexta, das 10 às 19h
Sábados e feriados, das 10 às 17h

Informações para a imprensa:
Décio Hernandez Di Giorgi
www.adelantecultural.com.br
E-mail:
Tel.: (55 11) 8255 3338 (cel.)

rua dr. virgilio de carvalho pinto 426 Pinheiros | 05415-020 | São Paulo SP | +55 (11) 2373.2999