A Galeria Virgilio inaugura no dia 09 de agosto, terça-feira, as mostras individuais
dos artistas Karen Kabbani, Diogo de Moraes e Julio Leite. No Espaço de Projetos são exibidas obras do croata Goran Skofic. As mostras ficam em cartaz até o dia 03.09.2011


O conjunto das obras exibido na individual de Karen Kabbani evidencia a recente transformação da produção da artista, que ora se volta para a exploração dos processos espontâneos na pintura. Os feixes de tinta regulares agora obedecem uma dinâmica caótica, fruto da interação físico-química do esmalte sintético com o vinil que recobre as chapas. A exposição na galeria corre em paralelo à individual da artista em cartaz no CCSP até 14 de agosto.

O peso que a impossibilidade de controle adquire nas obras acentua a incontinente contribuição do acaso no processo criativo da artista.

Na individual de Diogo de Moraes, por outo lado, o acaso ingressa por um novo viés, ganhando status de ícone urbano. Sua série de desenhos figurativos aponta a criação de uma espécie de léxico a partir da representação do ato de circular que sofre uma manobra poética, transformando-se em crítica ao caráter compulsório das andanças rotineiras”, nas palavras do artista.

Na série Desenhos de Percurso, por sua vez, representa cenas urbanas prosaicas como uma mulher andando apressada ou um homem com pescoço virado para trás. Entretanto, seu interesse não reside tanto na imagem, mas na ironia que se estabelece no diálogo desta com o comentário manuscrito que intitula cada uma delas.

O paraibano Julio Leite exibe fotografias, serigrafias, livro de artista e pintura. Em sua série Croma, o artista explora as possibilidades de interação entre enunciados visuais, quais sejam a palavra escrita e as cores. Texto e campo cromático ora consoantes, ora em desalinho são vetores para um exercício metalinguístico que se vale da criação de ruídos entre duas linguagens.

Espaço de Projetos

Na ocasião da abertura das três individuais, a galeria exibe duas fotografias e um video do artista croata Goran Skofic. Na série fotográfica Estacionamentos, a superfície geométrica criada para ordenar os carros é ocupada pelo corpo humano. Em Corpus - Praia, o artista apresenta a ação repetida de uma pessoa saindo do mar e carregando objetos. A pessoa é a mesma, mas os objetos são sempre diferentes. Corpus é a série de 10 vídeos onde o artista faz uso da multiplicação de sua própria imagem em situações cotidianas.


Karen Kabbani (1968). Vive e trabalha em São Paulo
Graduada em administração na PUC-SP em 1992. Expôs na Galeria Virgílio em São Paulo (2009); Funarte - Atos Visuais em Brasília (2008); e no MARP em Ribeirão Preto, em 2007.

Julio Leite (1969). Vive e trabalha em Campina Grande (PB)
Graduado em Comunicação Social pela UEPB em 2000. Foi professor substituto da Universidade Federal de Campina Grande (2002-2005), momento em que se dedica à pesquisa e orientação de projetos em arte-urbana, vídeo, fotografia e arte tecnológica. Em 2004 cria e dirige a Galeria Cilindro, site specific, na cidade de Campina Grande.

Diogo de Moraes (1982). Vive e trabalha em São Paulo
Artista visual, arte-educador e programador cultural. Participou de exposições no Centro Cultural São Paulo CCSP, Museu de Arte de Ribeirão Preto (MARP), Paço das Artes, Museu Murilo La Greca (PE), Museu Vitor Meireles (SC) e na Funarte (RJ), onde foi contemplado com o Prêmio Projéteis de Arte Contemporânea.

Goran Skofic (1979). Vive e trabalha em Zagreb, Croácia. É formado pelo departamento de cima e vídeo da Academia de Arte de Split (Croácia). Recebeu o prêmio nacional Radoslav Putar direcionado para artistas com menos de 35 anos de idade. Foi selecionado como representante da Croácia na Bienal do Jovem artista da Europa e do Mediterrâneo (2009). Em 2010, realizou residência artística na ISCP (International Studio & curadoria do programa), em Nova Iorque, e na AirAntwerpen (in Antuerpia - Bélgica). Em 2011 realizou residência artística da FAAP em São Paulo. Mora e trabalho em Zagreb, na Croácia.


Exposições individuais dos artistas Karen Kabbani, Diogo de Moraes e Julio Leite
No Espaço de Projetos: Goran Skofic

Abertura: Terça-feira, 09 de agosto, às 20h
Exposição: de 10 de agosto a 03 de setembro de 2011
Segunda a sexta, das 10 às 19h
Sábados e feriados, das 10 às 17h

rua dr. virgilio de carvalho pinto 426 Pinheiros | 05415-020 | São Paulo SP | +55 (11) 2373.2999