voltar    
Walton Hoffmann

Assim é Se Lhe Parece, reúne os trabalhos mais recentes de Walton Hoffmann, produzidos a partir de elementos de jogos ou de espaços esportivos. Peças de quebra-cabeças em acrílico constroem cidades, prédios, aviões em pequena escala... Estruturas tridimensionais em ferro, são visivelmente concebidas a partir de espaços que nos são familiares, tais como campos de futebol e quadras de tênis. Uma pista de corrida de automóveis (ou de autorama) vazia de competidores também sinaliza ao público leituras possíveis desses trabalhos.

No caso dos trabalhos de Walton o acabamento esmerado e sua beleza silenciosa são atrativos que possuem um poder de sedução inegável sobre o espectador. O acrílico nos deixa ver as entranhas desses trabalhos sem contudo nos revelar automaticamente seus múltiplos sentidos.

Mais que um tema, jogos e esportes configuram aqui um campo de investigação que empresta sentido formal e poético à produção de Hoffmann, já que ele associa a natureza da arte àquela dos Jogos: transparência e opacidade são comuns a essas duas modalidades.

Tanto a arte quanto os jogos são invenções que partem da clareza (a materialidade objetual da forma e a objetividade da regras que lhes emprestam sentido) para a imponderabilidade ( a subjetividade do público, no caso do primeiro e a imprevisibilidade dos resultados neste último). Podem ser aproximados não só pelos fundamentos palpáveis de seu ponto de partida quanto pelo devaneio apaixonado de sua finalidade última. Arte e jogos são portanto destinados às paixões e à indiferença e sua função é justamente levar-nos para espaços nos quais nossa subjetividade opera e toma partido, sem qualquer objetivo que não o da fabulação simbólica.

O próprio título da exposição aponta para a pluralidade de interpretações que obras de arte podem conter. Assim é Se Lhe Parece nos revela que o Ser da arte é indissociável da subjetiva apreensão do espectador.

Fernando Cocchiarale