voltar    
Afonso Tostes
Nazareno - Desenhos, Coisas e Outras Estórias

Os artistas plásticos Afonso Tostes e Nazareno apresentam na Galeria Virgilio seus novos trabalhos em exposições individuais. No piso superior, Tostes expõe duas grandes esculturas em madeira e, no piso térreo, Nazareno mostra Desenhos, Coisas e Outras Estórias, exposição formada por objetos, desenhos e áudio, tendo como tema a infância.

Afonso Tostes
O artista mineiro radicado no Rio de Janeiro Afonso Tostes mostra no piso superior da Galeria Virgilio duas grandes esculturas em madeira que estabelecem um diálogo com o espaço arquitetônico à sua volta. É a quarta exposição do artista na galeria (incluindo duas coletivas). A individual anterior, Escoras e Colunas, em 2005, utilizava madeiras de demolição como escoras junto às paredes. A atual, segundo o artista, estabelece uma relação ainda mais potente com o espaço.
Os trabalhos apresentados por Tostes estão relacionados à pesquisa sobre estruturas a que vem se dedicando nos últimos anos. Essa idéia está relacionada à própria estrutura humana, com a utilização dos ossos para ampliar o sentido e as significações do trabalho. O material normalmente utilizado é constituído por madeiras recuperadas de demolições e canteiros de obras. Instaladas estrategicamente, as peças induzem o espectador a perceber o espaço a sua volta de uma outra maneira.
A primeira escultura é composta por 40 peças feitas em madeira, cuja parte inferior é trabalhada no sentido de criar formas muito simples. A segunda obra é um grande tronco com as extremidades esculpidas à semelhança do fêmur humano, trespassado por cordas, que se prendem a partes do mesmo osso incrustadas nas paredes.
As duas esculturas desta exposição já não têm função à priori, elas ocupam e potencializam o espaço pela sua simples aparição. Com uma produção irrequieta, suas esculturas, pinturas e desenhos nunca se acomodam ao lugar comum. A observação daquilo que a princípio passaria despercebido, para ele é matéria prima e fundamental.

Adolfo Montejo Navas

 
 
by artebr.com