Edith Derdyk

obras

currículo

textos

Exposições Individuais
2007 ONDA SECA. projeto Octógono. curadoria Ivo Mesquita. Pinacoteca do Estado de SP
DOS DIAS. Marília Razuk Galeria de Arte
PARTITURA. Sala especial de fotografia. Porto Seguro Fotografia
2005 MANHÃ. Artista convidada Paço das Artes. SP
CORREDIÇAS. Estação Emílio Ribas. Campos do Jordão. (AmeCampos). SP
2004 ÂNGULOS. Marília Razuk Galeria de Arte. SP
2003 DECLIVE. Chaim Hanin Fine Artes Gallery. NY EUA
CAMPO DOBRADO. Museu de Arte de Santa Catarina/MASC
2002 CORTE. Centro Cultural São Paulo
2001 O QUE FICA DO QUE ESCAPA. Centro Universitário Maria Antônia. SP
VAZADOS. Museu Universitário de Uberlândia. MG
2000 ONDE. Galeria Sérgio Porto. RJ
BETWEEN. GalerieHaus / Nürnberg. Alemanha
1999 VÃO. Valu Oria Galeria de Arte. SP
1998 TRAMAS. Torreão. Porto Alegre. RS
1997 SUBCUTÂNEOS. IBEU/RJ
LINHA DE COSTURA. Galeria Adriana Penteado. SP
1996 CASULO. Galeria Adriana Penteado. SP
1993 SUTURAS. Galeria Adriana Penteado. SP
1992 PLÁSTICOS. Galeria Macunaíma. IBAC. RJ
1991 ENTRELINHAS. Casa de Cultura Mario Quintana. Porto Alegre. RS
1990 VIÉS. Museu de Arte de São Paulo
1984 DESENHOS E VINHETAS. Galeria SESC-Paulista. SP
ATÉ A VISTA. Pinacoteca do Estado de São Paulo
1982 IBISCOS E RABISCOS. Pinacoteca do Estado de São Paulo
1981 DESENHOS. Instituto dos Arquitetos do Brasil

Coletivas
2008 Arte pela Amazônia. Base 7. Fundação Bienal SP
Em branco. Galeria Referência. Brasília
Art Paris. Grand Palais. Haim Chanin Fine Arts. Paris França
2007 I Circuito de Fotografia. SP-Arte. Marília Razuk Galeria de Arte. SP
V Ciclo Multicultural. Casa de Cultura Judaica. SP
SP - Feira de Arte. Fundação Bienal. SP. Marília Razuk Galeria de Arte. SP
Gabinete de Desenhos. Curadoria Magnólia Costa. MAM-SP
10 a 1000 - Escola São Paulo.curadoria Juliana Monachesi
2006 Paralela. Curadoria Daniela Bousso. Pavilhão Ibirapuera SP
Visão Trocada SP-Berlim. Galeria Olido
Brazilian Art. Curadoria Angélica de Moraes. Fundação Bienal SP
Em branco. Palácio das Artes. Belo Horizonte. MG
Balelatina, ArtBasel. Fundação Brasileia. Basel/Suíça. Galeria Marília Razuk
Arco. Feira Internacional.Galeria Marilia Razuk. Madrid/Espanha
Black and White Abstraction. Haim Chanin Fine Arts. USA
2005 Espacios en Transito. Curadoria Divino Sobral. Centro Cultural de Bellas Artes. Lima Peru
Serene Obssession. Haim Chanin Fine Arts. New York. USA
Arte Brasileira no Metrópolis. Curadoria Helio Goldzstein. Instituto Tomie Ohtake. SP
Heterodoxia. Museu do Estado do Pará. Belém. PA
Arte Brasileira no Metrópolis. Curadoria Helio Goldzstein. Museu Oscar Niemeyer. Curitiba. PR
Câmera Lenta. Stadtbibliothek. Ponte Cultura. Nurnberg. Alemanha
2004 Feira Internacional Miami/Basel. Galeria Marilia Razuk. Miami. EUA
Photo New York. 1st International New York Photographic Art Exposition. Metropolitan Pavillion. EUA
Porto Seguro Fotografias. Espaço Porto Seguro. SP
Paralela. Exposição paralela à 26ª Bienal de São Paulo. Marília Razuk Galeria de Arte. SP
Hetedoroxia. Espaço Cultural Casa Da Ribeira. Natal. RN
São Paulo 450 anos – Arte em Diálogo. Espaço Cultural BM&F. SP
Coleção Metrópolis de Arte Brasileira Contemporânea. Espaço Cultural CPFL. Campinas. SP
2003 Feira Internacional Miami/Basel. Galeria Marilia Razuk. Miami. EUA
Tecendo o Visível. Curadoria Agnaldo Farias. Instituto Tomie Ohtake. SP
Arco. Feira Internacional. Galeria Marilia Razuk. Madrid/Espanha
Desenho: Gesto e traço. ECCO / Espaço Cultural Contemporâneo Venâncio. Brasília. DF
Coleção Metrópolis. Centro Cultural Britânico. SP
2002 Mostra Internacional de Artes Ares&Pensares. SESC-Belenzinho
projeto Galpão 15. SP
Brasil adentro. Associação Ponte Cultura. Nurnberg/Alemanha
Coleção Metrópolis de Arte Contemporânea. Pinacoteca do Estado de São Paulo
2000 7ª Bienal de Santos. SP
1999 Arte Brasileira sobre Papel. Curadoria Tadeu Chiarelli. MAM. SP
Noturnos. curadoria Regina Teixeira de Barros. MAM. SP
Coletiva. Paço Imperial. RJ
1998 City Canibal. Curadoria Daniela Bousso. Paço das Artes. SP
Prêmio Brasília de Artes Visuais. Museu de Arte de Brasília
O Artista-Pesquisador. MAC. Niterói. RJ
1997 Quinze Artistas Brasileiros. Curadoria Tadeu Chiarelli. MAM. RJ / MAM Bahia
Trama-Geflecht. Deutsche Jag-undFischerei Museum. Munique. Alemanha
O Feminino. Curadoria Paulo Reis. Museu da República. RJ
1996 Quinze Artistas Brasileiros. Curadoria Tadeu Chiarelli. MAM. SP
Excesso. Curadoria Daniela Bousso. Paço das Artes. SP
Arte através dos Oceanos. Curadoria Fabio Magalhães. Porto de Langeline. Copenhague. Dinamarca
1995 Espelhos e Sombras. Curadoria Aracy Amaral. CCBB/RJ
Metrópolis e Periferia. Instituto Goethe / MAM. RJ
Suturas. Grampos.Costuras. De Paw Institute. Indiana USA
Shipping and Receiving. Madison Union Memorial. USA
1994 Espelhos e Sombras. Curadoria Aracy Amaral. MAM. SP Suturas. Grampos. Costuras. MAC/SP
Fieldwork. Installations on the Square. Madison. WI. USA
Linha no espaço. Palácio das Artes.Belo Horizonte. MG/ Casa de Cultura Mário Quintana.
Porto Alegre. RS
1993 A Magia do Papel. HaidHausen Museum. Munique. Alemanha
13º Salão Nacional de Artes Plásticas. IBAC. RJ
1992 Kunst und Identitat. Haid Hausen Museum. Munique. Alemanha
Faxart an exchange of concepts on the American Landscape. Colômbia
III Simpósio de Artes Plásticas. Centro Municipal de Cultura. Poá. RS
Arte em Fibras. Latino America II. Museu do Chopo. México
projeto Macunaíma. IBAC. RJ
projeto Centro Cultural São Paulo. Fundação Bienal / SP
1991 Brasil - la nueva generación. Curadoria Aracy Amaral. Museo de Belas Artes. Caracas. Venezuela.
100 ANOS. Galeria SESC-Paulista. SP
48º Salão Paranaense. MAC/ Curitiba. PR
1990 A Presença do desenho. Curadoria Daniela Bousso. Paço das Artes. MIS. SP

Prêmios
2007 Bolsa como Artista residente. The Banff Centre. Canadá
2004 Prêmio Porto Seguro Fotografia - Revelação
2002 Prêmio APCA - Tridimensional
Bolsa Vitae de Artes. Fundação Vitae
2000 2º Prêmio. VII Bienal de Santos
1999 Bolsa como Artista-Residente/Bellagio. Center/Itália. The Rockefeller Foundation
1998 Prêmio Aquisição - Prêmio Brasília de Artes Visuais
1993 Prêmio Aquisição “Câmara Municipal“. 25º Salão de Piracicaba
1992 Programa de Intercâmbio USIA/MAC/Vermont Studio Center. USA
1991 Prêmio APCA. “Arte e Comunicação”. Paulista 100 anos. SESC-Paulista
Prêmio Participação. 48º Salão Paranaense. MAC-Curitiba. PR
1990 Concorrência FIAT – Artes Visuais. SP

Coleções Públicas
Fundação Padre Anchieta. TV Cultura. São Paulo
Câmara Municipal de Piracicaba
Museu de Arte de Brasília/MAB
Museu de Arte Moderna de São Paulo/MAM
Instituto Cultural Itaú. São Paulo
Secretaria Municipal da Cultura - Santos
Museu de Arte de Santa Catarina/MASC
Museu de Arte Moderna da Bahia
Casa das Onze Janelas - Belém/Pará
Pinacoteca Municipal - Centro Cultural São Paulo
Pinacoteca do Estado de São Paulo

Livroe Publicados
2008 Disegno. Desenho. Desígnio. Ed. SENAC
2004 Fresta: livro-partitura. Edição Independente A. Tiragem 100 exemplares
Fiação. Edição independente A. Tiragem 100 exemplares
2001 Linha de Horizonte - por uma poética do ato criador. Ed. Escuta
O que fica do que escapa. Edição Independente Tiragem 100 exemplares
1999 Vão. Edição Independente. Tiragem 100 exemplares
1997 Linha de Costura. Ed. Iluminuras
1989 O Desenho da Figura Humana. Ed. Scipione
1988 Formas de Pensar o Desenho. Ed. Scipione

Livroe Infantis (texto e ilustração)
2008 O buraco do céu. Texto+ilustração. Editora Girafinha.
2005 Ora Bolas (com Paulo Tatit). Coleção Siricutico. Concepção Edith Derdyk. Cosac & Naify. Selo Palavra Cantada
2003 Rato (com Paulo Tatit). Coleção Siricutico. Coordenada por Edith Derdyk. Cosac & Naify. Selo Palavra Cantada
1987 O Colecionador de Palavras. Editora Salesianas
1986 A Sombra da Sandra Assanhada. Editora Salesianas
1981 Estória sem Fimmm. Summus Editorial

Vídeos
2007 Folha a folha. Concepção Edith Derdyk. Parceria: Raimo Benedetti.
2005 Folha Folha. Concepção Edith Derdyk / Parceria: Inês Cardoso
Passadouro. Criação coletiva de Edith Derdyk, Angélica del Nery e Eduardo Garcia.

O Instituto Cultural Itaú e a Fundação IOCHPE possuem estes vídeos em seu acervo:
1993 SUTURAS. direção Sergio Rosenblit / trilha original Paulo Tatit
1990 VIÉS. documentário exposição MASP / direção Arnaldo Chaim / trilha original Paulo Tatit

Textos Críticos
2008 Maria Hirszman. “Investigação sobre a arte do desenho”. Caderno 2. O Estado de SP. 26/02/08
Silas Martí. “Livro reúne ensaios sobre desenho”. Ilustrada. Folha de SP. 17/03/08
2007 Maria Hirzsman. “Potência da acumulação e da repetição”. Caderno 2. O Estado de SP. 28/06/07
Ivo Mesquita. Onda Seca. Projeto Octógono. Pinacoteca do Estado de São Paulo
2005 Maria Hirzsmann. “Uma nova poética para Edith Derdyk”. Caderno 2. O Estado de SP. 21/12/2005
Juliana Monnachesi. “Um salto no vazio”. Catálogo exposição Manhã. Paço das Artes. SP
2004 Alice Ruiz. “Sem Palavras”. Folder exposição Ângulos. Marília Razuk Galeria de Arte. SP
Angélica de Moraes. “Topografias e partituras do traço”. Folder exposição Ângulos. Marília
Razuk Galeria de Arte. SP
Camila Molina. “O equilíbrio frágil de Edith Derdyk”. Caderno 2. O Estado de SP. 25/03/2004
John Angeline. “Lucia Warck-Meister and Edith Derdyk”. Art Nexus. N853.pg 137. NY. EUA
2003 Noemi Jaffé. “Declive”. Folder exposição Declive. Haim Chanin Fine Arts Gallery. New York. EUA
Agnaldo Farias. “Tecendo o Visível. Catálogo .Instituto Tomie Ohtake. SP
Peter Pál Pelbart. “Incompletude constitutiva”. Folder exposição Campo Dobrado. Museu de Arte Santa Catarina
2002 Peter Pál Pelbart. “Incompletude constitutiva”. Apresentação para o evento Windows Art
London / folder da individual Corte/ CCSP
2001 Cecília Salles. “Na intimidade da criação”. Apresentação livro Linha de Horizonte. Ed.Escuta
Elida Tessler. Orelha para o livro Linha de Horizonte. Editora Escuta.
2000 Kátia Canton. Seção Atelier. Revista Bravo. Março 2000
Antonio Gonçalves Filho. Catálogo Bienal de Santos
1999 Tadeu Chiarelli. “Arte Brasiléia sobre Papel na Coleção do MAM”. MAM-SP
Juliana Monachesi. Caderno 2. O Estado de São Paulo. 10.11.1999
1998 Elida Tessler. “Entre a medida e arasura: alinha de costura de Edith Derdyk”. Jornal Zero
Hora / Caderno Cultura. 14/03/1998
1997 Rubens Rodrigues Torres Filho. Apresentação livro Linha de Costura. Ed. Iluminuras
Camila Vegas. “Texto de Edith Derdyk discute o tempo”. Caderno 2. O Estado de SP. 27/10/1997
Cezar Antonio Elias. “Edith Derdyk”. Catálogo IBEU - RJ
Anabela Paiva. “Costuras e colagens no tecido social”. Jornal do Brasil RJ. 16/04/1997
Dinah Flusser/Michael Nungesser. ”Trama-Gefkcht”. Folder. Secretaria da Cultura de Munique.
Alemanha
1996 Leah Stoddard. “Brenda Baker and Edith Derdyk”. New Art Examiner. EUA
Agnaldo Farias. “A sublevação da linha”.catálogo Casulo. Art Across Oceans. Copenhague. Dinamarca
Arnaldo Antunes. catálogo Casulo. Art Across Oceans. Copenhague. Dinamarca
Leonor Amarante. “Arte no Porto”. Revista Ícaro. nº143
Tadeu Chiarelli. “Colocando dobradiças na arte contemporânea”. Catálgo 15 Artistas Brasileiros. MAM-SP
Daniela Bousso. “Excesso”. Catálogo Paço das Artes. SP
1994/95 Annateresa Fabris. “Suturações”. Folder da exposição Suturas. Grampos. Costuras. MAC-SP e Emison
Art Center. De Paw Institute Art. Indiana. EUA
Terry Myers. “Stitched together: the work of Brenda Baker and Edith Derdyk”. Folder da exposição Suturas.
Grampos. Costuras. MAC-SP e Emison Art Center. De Paw Institute Art. Indiana. EUA
Aracy Amaral. “Espelhos e Sombras”. MAM - SP e CCBB-RJ
1993 Maria Alice Milliet. “Suturas: um procedimento construtivo”, catálogo Suturas. Espaço Morumbi Shopping/Galeria Raquel Arnaud.
1991 Aracy Amaral. “Brasil - la nueva generación”. Museu de Belas Artes. Caracas. Venezuela
Carlos Von Schimdt. “A comilança”. Revista Artes número 71
Tadeu Chiarelli. Citação em “imagens de segunda geração”. MAC-SP
Elisa Saintive. “Ressonâncias”. Catálogo Paulista 100 Anos. SESC-Paulista. SP
1990 Fábio Magalhães. “Viés”. MASP
Daniela Bousso. Catálogo “A Presença doDesenho”. MIS-SP
1985 Annateresa Fabris. “Desenho / Desenhos”. Centro Cultural Bonfiglioli. SP
1984 Maria Cecília França Lourenço. “Até à Vista”. Pinacoteca do Estado de São Paulo
1983 Fábio Magalhães. “Desenhos e Vinhetas”. Galeria SESC-Paulista. SP

Palestras e Cursos
2008 Concepção e Coordenação Simpósio - O desenho e seus papéis - SESC Pinheiros
Entre ser um e ser mil - o livro-objeto como possibiliidade poética. b_arco. SP
Linhas de horizonte: entre o corpo, o olhgar, o espaço. Instituto Tomie Ohtake
Escrituras do Olhar. Collegio das Artes. SP
Mesa redonda Os percursos e percalços do desenho infantil na escola. Mirian Celeste e Gisa
Picosque. Sesc Pinheiros
2007 O corpo da Linha. Instituto Tomie Ohtake
Palestra: A linha e os fios – dos desenhos às instalações. Encontro com a artista.Setor
Educativo. MAC-USPS
Palestra: 2 palestra para educadores no CEUMAS dentro do projeto Lá vai Maria coordenado por Rosa Iavelberg
Workshop: Entre as palavras e as imagens. Collégio das Artes. SP
Curso Escrituras do Olhar. Full frame. Escola de Fotografia
A linha e seus papéis: a gramática do desenho. Palestra e Oficina. CEDAC. SP
A linha e seus papéis. Palestra e Oficina. Fundação Cultural CSN. Volta Redonda. RJ
Linhas de horizonte:entre o olhar, o corpo e o espaço. Pousada Vale das Cachoeiras. Cunha. SP
2006 Entre Linhas: o desenho, a gravura, a fotografia, o vídeo, a instalação. V Seminário de Artes
Visuais/Feevale. Novo Hamburgo. RS
Desenho: indícios, sinais e anotações. Instituto Tomie Ohtake. SP
Escrituras do Olhar. Instituto Tomie Ohtake. SP
Entre ser um e ser mil: a poética do livro-objeto Instituto Tomie Ohtake. SP
Linhas de horizonte:entre o olhar, o corpo e o espaço. Instituto Tomie Ohtake. SP
2005 Palestra “o desenho e seus papéis. UNESP. Bauru
Oficina de desenho no ciclo “Desenhos de outrora, desenhos de agora” a partir de Mario de Andrade.
SESC Pinheiros/SP
III Simpósio de Arte-Educação. Escola de Belas Artes de Rio Grande. Rio Grande. RS
Palestra “Entre Linhas: o desenho, a gravura, a fotografia, a instalação”. Projeto Arte em Questão.
SESC Pinheiros. SP
Curso “As fontes do repertório visual: a observação, a memória, a imaginação”. Festival de Artes de Piratuba. Santa Catarina
Curso “ Linhas de Horizonte: entre o corpo e o olhar”.
II Semana de Arte na Estrada Real. Passa Quatro. MG
Curso “O corpo da linha”. Instituto Tomie Ohtake. SP
Curso “Palavra e Imagem: linhas cruzadas”, com Noemi Jaffé. Instituto Tomie Ohtake. SP
2004 Mesa redonda coordenada por Sergio Fingerman. ”Arte como produção do extraordinário”.
Cristiano Mascaro, Feres Khoury e Edith Derdyk. Evento Diversidade Cultural. Casa de Cultura Judaica. SP
Curso “O corpo da linha”. Instituto Tomie Ohtake. SP
Curso “Palavra e Imagem: linhas cruzadas”, com Noemi Jaffé. Instituto Tomie Ohtake. SP
Palestra ”Tempo: aceleração e velocidade”. Seminário Um tempo para o tempo. Coordenação Edson de Souza.Museu da UFRGS
Palestra “O desenho e seus papéis”. Centro Universitário de Belas Artes. SP
Palestra “Os percursos da linha”. Curso pós graduação/Lóris Rampazzo. UNESP
Vídeo-Conferência sobre Ensino de Arte. Coordenada por Roseli Ventrella. Secretaria Estadual da Educação. SP
Curso “O corpo da linha”. I Semana de Arte na Estrada Real. Passa Quatro. Minas Gerais
Palestra e oficina. II Território de Arte de Araraquara. Fundação de Arte e Cultura1 Araraquara. SP
Curso “Escrituras do olhar”. Instituto Tomie Ohtake. SP
Palestras e oficinas para o projeto “Lá vai Maria” coordenado por Rosa Iavelberg. Centro Universitário Maria Antonia. SP
2003 Palestra para o projeto “Lá vai Maria” coordenado por Rosa Iavelberg. Centro Universitário Maria Antonia.
Palestra “O desenho e seus papéis”. Escola Guignard. Belo Horizonte. MG
Curso “O corpo da linha”. Instituto Tomie Ohtake. SP
Palestra “Os percursos da Criação”. Coordenado por Gisa Picosque. Fundação Ioschpe. SP
Workshop para professores da rede pública “O Ensino da arte: o jogo da criação”. Secretaria do Estado da Educação. CENP. SP
2002 Simpósio “O desenho e seus papéis. Coordenado por Edith Derdyk e Patrícia Furlong. SESC-Pompéia
Encontro com Artista. Crítico Agnaldo Farias. Exposição Corte. Centro Cultural São Paulo
I Fórum de Ensino de Arte. Secretaria do Estado da Educação. Mesa Redonda com Yara Casnok, Lenira Rangel e Flavio Desgranges
Palestra “ Percursos”. Faculdades Integradas de Guarulhos. SP
Oficinas “O Baile das Artes”, a partir de Mario de Andrade.. Coordenada por Edith Derdyk.
Convidados Noemi Jaffé, Lincoln Antonio e Sandra Ximenez. Oficina da Palavra. Casa Mario de Andrade.
Palestra “Linha de Horizonte. SENAC.SP
Palestra “ Processos de criação”. Instituto de Artes da UNICAMP. SP
Curso “As fontes do repertório visual: a observação, a memória, a imaginação”. SENAC. SP
Curso “O corpo da linha”. SENAC. SP
Curso “Escrituras do olhar”. Oficina da Palavra. Casa Mario de Andrade. SP
Palestra e Oficina “A linha e seus papéis”. Museu Universitário de Uberlândia. MG
2000 Workshop na Semana de Artes da FAAP. Licenciatura em Artes Plásticas. SP
Workshop no !! Festival de Artes Plásticas de Santa Catarina
Curso “O corpo da linha”. SENAC. SP
1999 Coordenação do Mural dentro do projeo Cem Muros. Núcleo Morungaba. Projeto Aprendiz.
1998 Ciclo de Palestras “Encontros com Artistas”. Universidade Federal de Belo Horizonte
Palestra “O desenho no espaço”. Convite Reg Johas. Faculdade de Artes de Santa Marcelina.
“A formação do artista”. Dia da Informação Profissional. Colégio Equipe. SP
Palestra sobre desenho e processos de criação. Espaço Torreão. Porto Alegre. RS
Curso “O método da visão” a partir de textos de Clarice Lispector. Oficina Cultural Oswald de Andrade. SP
Workshop “As fontes do repertório visual”. Centro de Artes Ecoar. RJ
Palestra “A experiência criativa”. Escola Viva. SP
Projeto Cine-Signos: “Mostra e debate sobre o trabalho de Edith Derdyk”. Coordenado por Miriam Celeste.
Instituto de Artes UNESP
1997 Palestra e oficina “A construção de um procedimento criativo”. Projeto Curumin. SESC-SP
Palestra “A construção de um procedimento criativo”. Instituto Santa Tereza. FATWEA. Lorena
Workshop “Linha em construção”. Museu Lasar Segall / Faculdade Santa Marcelina / Escola Cassiano
Ricardo. Coordenação Denise Grinspum
Palestra “O artista vai à escola: Linha em construção”, em conjunto com os professores Julia Menezes
(ECR), Tarcisio Sapienza(FASM). Coordenadora Denise Grinspum (MLS). Semana de Artes. Faculdade de Artes Santa Marcelina.
Cursos “O corpo da Linha” e “A linha e seus papéis” e palestra “O artista e a sua obra”. Festival de Artes
Porto Alegre. Casa de Cultura Lupcinio Rodrigues. RS
Palestra “A construção de um percurso_ Wegbeschreibung”. Evento América Latina Presente. Museu de Caça e Pesca. Munique. Alemanha
Curso “O corpo da linha”. Oficina Cultural Oswald de Andrade. SP
1996 Mesa redonda “Dialogues 96” exposição Art across Oceans. Copenhague Dinamarca. Artista convidada
representando seção América Latina
Palestra “A formação do artista e do arte-educador”. Convidada pela doutora Bel Khan. Psicologia. PUC-SP
Palestra “O percurso do desenho”. Convite Reg Johas. Faculdade de Artes de Santa Marcelina. SP
Mesa-Redonda “O jogo da arte”. Coordenação Rosa Iavelberg. Participantes: Regina Machado, Monique
Dehenzeleim. Centro de Artes A Hebraica. SP
Curso “A gramática do desenho”. MUBE. SP
Mesa-redonda “A dramatização da matéria inerte_sobre as fotografias de Gal Oppido”. Mediação Kátia Canton. MAC-USP
1995 Palestra e oficina “A gramática do desenho”. Universidade federal do Mato Grosso do Sul.
Simpósio “O desneho na pré escola”. Secretaria Municipal de Educação de Rio Claro. SP
Curso “A construção de um procedimento criativo”. Escola Viva. SP
Curso “A construção de um procedimento criativo”. Centro Pedagógico. Coordenação Miriam Celeste. SP
Gallery Talk “Sutures.Staples.Stitches” com brenda Baker. De Paw Institute. Indiana. EUA
1994 Palestra “O processo de aquisição da linguagem gráfica: o desenho infantil”. Associação Beneficente Monte Sinai. SP
Palestra “Os caminhos da criação”. Seminário Internacional.Curso de especialização em Arte Educação.
Coordenado por Rosa Iavelberg e Regina Machado. ECA-USP
1993 Palestra “O processo de aquisição da linguagem gráfica: o desenho infantil”. II Congresso dos Educadores de Minas. Secretaria Municipal de Cultura. Uberlândia. MG
Palestra “O artista e a sua obra”. VII Festival de Artes de Poá. Casa de Cultura Lupcinio Rodrigues. RS
1991 Mesa redonda “Ensino de Arte: alienação e compromisso”. IV Congresso Nacional. FAEB. UFRGS
1990 Mesa-redonda “Artistas Paulistas_formas e processos de criação”. Participantes: Carlos Matuck, Marco Ramos. Associação dos Arte-Educadores. SP
Palestra “O enbsino de arte e sua história”. Seminário coordenado por Jaqueline Brill. Escola de Artes A Hebraica. SP
Curso “O desenho e os processos de criação”. Casa do Psicólogo. SP
1989 Mesa redonda “A Educação Artísitca_o jogo e o brinquedo”. Participantes Sara Rozenberg, Jaqueline Brill. Coordenação Edith Rubinstein. Casa do Psicólogo. SP
1988 Ciclo de palestras para os professores efetivos da Rede Municipal de Ensino DEPLAN. CCSP

Descrição da resumida da Carreira
Edith Derdyk fez o curso de Licenciatura em Artes Plásticas pela FAAP (
1977/1980).

Realizou inúmeros trabalhos gráficos como capas de livro, capas de disco e ilustrações (as capas realizadas em conjunto com o fotógrafo Gal Oppido para o grupo de música popular RUMO).

Foram editados 2 audiovisuais com caráter de ensaio (fotos de Carlos Fadon e trilha original composta por Paulo Tatit). Estes foram exibidos entre
1982/1985 no MIS, Pinacoteca do Estado de São Paulo, Teatro Lira Paulistana, FAU e CCSP.

Escreveu e ilustrou 3 livros infantis: Estória Sem Fimmm (Summus Editorial/
1980), O Colecionador de Palavras e A Sombra da Sandra Assanhada (ambos editados pela Editora Salesianas / 1986 e 1987 respectivamente). Atualmente está coordenando a Coleção Siricutico com as canções do selo Palavra Cantada, editados pela Cosac & Naify.

Foram publicados 2 livros teóricos de sua autoria: Formas de Pensar o Desenho e O Desenho da Figura Humana, ambos editados pela Editora Scipione,
1988 e 1989 respectivamente. Lançou o livro Linha de Costura, pela Editora Iluminuras em 1997. Produziu o livro Vão (Edição Independente/1999); O que fica do que escapa (Edição Independente/2000); Fresta e Fiação (Edição Independente/2004). Em 2001 lançou pela Editora Escuta o livro Linha de Horizonte - por uma poética do ato criador.

Tem participado de exposições coletivas e individuais desde
1981 no Brasil e no exterior. Em 1996 foi convidada para ser uma das 4 artistas representando o Brasil na mostra Arte através dos oceanos, Copenhague, Dinamarca. Também participou de Sombras e Espelhos no MAM-SP e CCBB-RJ, curadoria de Aracy Amaral em 1994 e 1995. Em 1996 participou de 15 Artistas Brasileiros, curadoria de Tadeu Chiarelli, no MAM-SP E RJ. Em 1998 participou da exposição Arte Brasileira sobre Papel, organizada pelo MAM/SP com os trabalhos de acervo, curadoria de Tadeu Chiarelli. Também realizou em 2002 uma exposição individual como artista convidada no Centro Cultural São Paulo.Em 2003 participou da mostra Tecendo o Visível no Instituto Tomie Ohtake, curadoria de Agnaldo Farias. Em 2003 realizou as individuais Campo Dobrado no Museu de Arte de Santa Catarina / Florianópolis e Declive na Haim Chanin Fine Arts em Nova York / EUA. Tem participado de Feiras Internacionais (Arco, Miami Basel) representada pela Marília Razuk Galeria de Arte, onde realizou a individual Ângulos, em 2004.

Em
1999, conjuntamente com o artista Claudio Cretti, realizou o cenário para um pocket ópera Tupi tu és, dirigido por Ivaldo Bertazzo no SESC-Ipiranga e Teatro Municipal. Realizou em 2004 a cenografia para a peça Prova Contrária, dramaturgia de Fernando Bonassi e direção de Débora Dubois. SESC-Belenzinho.

Em
1990 foi contemplada com a Bolsa para Artes Visuais/FIAT, resultando na exposição Viés, realizada no MASP. Em 1993 foi contemplada com uma bolsa como artista residente pelo MAC-USP, para desenvolver um trabalho por 2 meses, em Vermont Studio Center,USA. Em 1999 foi contemplada com uma bolsa dentro de um programa de pesquisa pela Instituição The Rockefeller Foundation como artista pesquisadora residente em Bellagio Center, Itália (maio/1999). Em 2002 foi contemplada com a Bolsa Vitae de Artes / Fundação Vitae. Foi contemplada pelo APCA(Associação Paulista dos Críricos de Arte) categoria Tridimensional do ano de 2002. Em 2004 ganhou Prêmio Revelação de Fotografia/Porto Seguro. Em 2007 é contemplada com Bolsa como artista residente no The Banf Centre/Canadá.

Tem trabalhos em coleções públicas: Pinacoteca do Estado de São Paulo; Fundação Padre Anchieta/São Paulo; Câmara Municipal de Piracicaba; Museu de Arte de Brasília; Museu de Arte Moderna - São Paulo; Instituto Cultural Itaú – SP; Secretaria Municipal da Cultura – Santos; Museu de Arte de Santa Catarina, Museu de Arte Moderna da Bahia; Dragão do Mar- Fortaleza; CCSP; Porto Seguro Fotografia; De Paw Institute/Indiana; Prefeitura de Nurnberg/Alemanha.

Em
2003 realizou as individuais Campo Dobrado no Museu de Arte de Santa Catarina / Florianópolis e Declive na Haim Chanin Fine Arts em Nova York / EUA. Tem participado de Feiras Internacionais (Arco, Miami Basel) representada pela Marília Razuk Galeria de Arte, onde realizou a individual Ângulos, em 2004. Em 2005 realizou a exposição individual Manhã como artista convidada do Paço das Artes. Em 2007 realizou exposição individual na Estação Pinacoteca do Estado de São Paulo, na Galeria de Marília Razuk e sala Especial de Fotografia/Prêmio Porto Seguro de Fotografia.

Atualmente tem ministrado cursos livres e de aprofundamento para professores no Instituto Tomie Ohtake, Collégio das Artes e Fullframe Escola de Fotografia e b_arco/galeria Virgílio.

 
 
by artebr.com